segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Imobilizado por disparo de Taser

 
A Policia Militar foi acionada por vizinho de uma residência da rua Evaristo da Veiga alegando que um individuo estaria ameaçando a própria mãe e já havia quebrado vários objetos da residência.

    Momento que a viatura da PM chegou no local deparou com a vitima na via publica, carregando uma criança filho do autor, pedido  por socorro e bastante nervosa,  ela  confirmou a denuncia, neste momento o autor saiu de dentro da residência portando duas foices sem o cabo, ele estava bastante alterado, gritando e gesticulando, os policiais deu  ordens para autor  largar as foices, o mesmo não acatou, e aproximou de um veiculo Kombi que se encontrava em frente a uma oficina para processo de restauração e quebrou os  vidros laterais do veiculo, após esse fato ele saiu correndo sendo acompanhado pela viatura da PM.

      Foi acionado as viaturas do turno para prestar apoio, entre elas  a Viatura da Guarda municipal.

     Ao chegar no local e deparar com ao autor, R.P.M. de 22 anos a equipe da Guarda Municipal verbalizou com o autor dando ordens para que largasse as foices e deitasse no chão, não sendo acatado mesmo após varias tentativas, foi necessário efetuar um disparo com a pistola  de eletrochoque “Taser”, disparo que neutralizou a ação do autor, tempo necessário para algema-lo, com a queda R.P.M  sofreu uma pequena escoriação na face, ele  foi levado ao HPS para atendimento medico e após conduzido para a delegacia de Policia para demais providencia.



quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Palestra para GMA

   Os Integrantes da  Guarda Municipal de Alfenas  participou no dia 06 de Novembro de 2013  de palestra sobre “Preservação dos Bens Culturais Tombados” da Cidade de Alfenas.

   A Superintendia de Cultura da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Alfenas através da Coordenadora de projetos e pesquisas do setor de cultura, Professora Nancy Tavares, promoveu no dia 06 de novembro, palestras para a integrantes da Guarda Municipal sobre a “Preservação dos Bens Culturais Tombados” da Cidade de Alfenas, o evento  ocorreu na casa da cultura.
 O Objetivo da palestra e qualificar os Guardas Municipais para promoverem a Conscientização da população de Alfenas, da importância da preservação do Patrimônio Cultural da Cidade.

   Os bens tombados em nossa cidade são:

Praça Getúlio Vargas ( Matriz São José e Dores, Concha Acústica, Fonte Luminosa, Busto do Conego Jose Carlos e Monumento Da Bandeira):
Fachadas do antigo prédio da EFOA;
Casa Da Cultura;
Prefeitura Municipal;   
Escola Coronel Jose Bento;
Lotes de Documentos dos Séculos  XIX e XX.

Ha outros patrimônios em processo para Tombamento
Processo de Tombamento
   O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público, nos níveis federal, estadual ou municipal. Os tombamentos federais são  responsabilidade do IPHAN e começam pelo pedido de abertura do processo, por iniciativa de qualquer cidadão ou instituição pública. O objetivo é preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens.
   Pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental. É o caso de fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc. Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva.
   O processo de tombamento, após avaliação técnica preliminar, é submetido à deliberação das unidades técnicas responsáveis pela proteção aos bens culturais brasileiros. Caso seja aprovada a intenção de proteger um determinado bem, seja cultural ou natural, é expedida uma notificação ao seu proprietário. Essa notificação significa que o bem já se encontra sob proteção legal, até que seja tomada a decisão final, depois de o processo ser devidamente instruído, ter a aprovação do tombamento pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e a homologação ministerial publicada no Diário Oficial. O processo é concluído com a inscrição no Livro do Tombo e a comunicação formal do tombamento aos proprietários.



Menor apreendido por Furto


Na data de 06/11/2013 por volta das 12:30 a Guarda Municipal recebeu uma denuncia anônima de que um adolescente aproximadamente de 15 anos trajando bermuda jeans, camiseta amarela e boné colorido estava próximo ao colégio Anglo observando a saída dos  alunos, de imediato foi acionado uma equipe da GM para verificar a denuncia.

Durante o deslocamento da equipe para o local, o posto de policiamento comunitário recebeu uma nova ligação de uma vitima alegando que um individuo com as mesmas caraterísticas passada pelo denunciante, acabará de furtar uma carteira nas proximidades do referido Colégio.


Ao realizar rastreamento nas mediações do Colégio a equipe da Guarda Municipal localizou L.C.S de 13 anos com as mesmas característica passada, e ao aborda ló foi encontrado em sua posse a carteira pertencente a vitima,  e um celular, a respeito do celular o autor alegou ser seu, porem entrou e contradição da procedência , diante do fato o menor foi apreendido cientificado dos seus direitos constitucionais, acionado seu responsável legal e conduzido para a delegacia de policia para as demais providencias.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Preso por Tentativa de Furto

     Na data de 31/10/2013, por volta das 13:30 hs, a Guarda Municipal foi solicitada a comparecer na rua General Carneiro, onde segundo denunciante havia um individuo furtando uma residência.
    Ao chegar no local a GM deparou com D.L.N.S de 24 anos, desocupado , saindo da  residência que o denunciante apontou, carregando um aparelho DVD e um Micro System, ao ser questionado ele alegou ser conhecido do proprietário da casa, porem ao fazer contato com a vitima/moradora ela alegou não o conhecer e não ter flanqueado a sua entrada, o autor   alegou para a equipe de que não iria furtar os aparelhos que estava de posse,e que iria devolver a vitima, diante do fato, foi dado voz de prisão em flagrante delito , cientificado dos seus direitos constitucionais e conduzido para a delegacia de policia.